terça-feira, 3 de março de 2009

"OS CHATOS"




Quem trabalha em boas empresas já deve ter encontrado pelo menos um dos dois profissionais mais chatos que existem, o "Técnico de Segurança do Trabalho" ou o "Engenheiro de Segurança do Trabalho". A chatice deste dois profissionais se baseia simplesmente em evitar alguns prejuízos que relaciono e explico a seguir:



1. Evitar acidentes que danifiquem ferramentas de trabalho, pois toda e qualquer ferramenta de trabalho é adquirida pela empresa para assegurar o trabalho bem feito, eficiente e dentro de normas que garantam a boa qualidade e preço competitivo.
2. Evitar que se danifiquem os produtos fabricados pela empresa, pois qualquer produto danificado é sinônimo de prejuízo material, onerando toda uma cadeia produtiva.
3. Evitar que o funcionário machuque terceiros, pois além de todo o desconforto e transtorno causados por um acidente deste tipo, a empresa terá que arcar com indenizações que além de onerar a cadeia produtiva, poderiam ser evitadas.
4. Evitar que o funcionário e/ou o prestador de serviços venha a se machucar, pois neste caso podemos citar uma série de inconvenientes, exemplo:



a) O funcionário é afastado, deixando de produzir suas funções e ainda tem que ser remunerado neste período.


b) O funcionário tem que ser substituído, sendo assim também um prejuízo para a cadeia produtiva.


c) Todo acidente causa a diminuição do ritmo de produção dos outros trabalhadores, pois quebra todo o clima do setor e às vezes até de outros setores.


d) Muitas vezes estes acidentes trazem prejuízos para o instituto nacional de previdência social, que tem que repassar verbas para este acidentado, verba esta que se não precisasse ser usada nestes casos engordaria o valor disponível para aposentadorias.


e) Em uma empresa onde os funcionários são bem instruídos no tocante a prevenção de acidentes de trabalho, o custo com a prevenção torna-se muito menor.


f) E o mais importante de todos os itens, esta chatice toda garante que o funcionário possa voltar para sua família com sua saúde e integridade física.



É comum ver alguns profissionais olharem torto, reclamarem ou até xingarem, mas quando acontece o acidente, geralmente estas mesmas pessoas chegam à conclusão que se tivessem seguido as orientações de segurança provavelmente não haveria ocorrido nenhum acidente.
Para se evitar acidentes é imprescindível que além da utilização correta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), estes equipamentos estejam em bom estado, limpos e dentro de suas especificações.

Lembre-se sempre que, uma maquina nós podemos consertar, uma ferramenta nós podemos comprar quanta forem necessárias, mas a nossa vida, nossa integridade física e nossa saúde são únicas e muitas vezes, um simples descuido pode trazer danos irreversíveis.Antes de reclamar de um alerta destes profissionais avalie a situação e pense bem se não faz sentido a orientação, afinal de contas, se você se acidentar o maior prejudicado é você mesmo.Inteligência, prudência e bom senso nunca são demais.


Fonte: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/seguranca-no-trabalho




ARTIGO ENVIADO PELO ALUNO: DIEGO SALLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Seja bem vindo a nossa casa - "Sinta-se em casa"