quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Curso MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos


CURSO MOPP: O curso MOPP é regulamentado por meio da legislação de transporte e trânsito. O RTPP estabelece em seu artigo 15 que o condutor de veículo utilizado no transporte de produto perigoso, além das qualificações e habilitações previstas na legislação de trânsito, deverá receber treinamento específico, segundo programa a ser aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por proposta do Ministério dos Transportes.
Assim sendo, foi publicada em 14/12/04, a Resolução Nº 168 do CONTRAN, que dispõe sobre os Cursos de Treinamento Específico e Complementar, também conhecida por Reciclagem, para Condutores de Veículos Rodoviários Transportadores de Produtos Perigosos.
A comprovação da realização do treinamento se faz mediante a apresentação de um certificado de conclusão, cujo modelo não é padronizado, porém deve apresentar no verso, um carimbo do DETRAN indicando o seu reconhecimento e uma marca d’água em relevo. Atualmente o Detran-SP tem expedido um documento com foto que comprova o curso MOPP.
Portanto, não deve ser aceita a apresentação de cópia, mesmo que autenticada, pois por ser um documento que complementa a habilitação, por analogia, também só se comprova a correta habilitação com o original.
De acordo com o item 6, inciso VIII da resolução 168/04 – CONTRAN, “os cursos especializados deverão ter validade de no máximo de 5 (cinco) anos, quando os condutores deverão realizar a atualização dos respectivos cursos, devendo os mesmos coincidir com a validade do exame de sanidade física e mental do condutor; Poderão as Autoridades dos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, estender a validade dos cursos realizados anteriormente a publicação desta resolução, a fim que se possam compatibilizar os prazos dos atuais cursos e exames de Aptidão Física e Mental, sem que haja ônus para o cidadão”.
Sendo assim, o prazo para a renovação do Certificado (reciclagem) para os condutores que concluíram o treinamento até 06/05/99 encerrou em 01/04/05. Para os demais condutores, o prazo é de 5 anos contatos da data de conclusão do curso.
Para renovar, o motorista deverá se dirigir até um órgão ou entidade executivo rodoviário da União ou instituições vinculadas ao Sistema Nacional de Formação de Mão-de-Obra (SENAI ou SENAT) ou estabelecimentos ou empresas legalmente instaladas na forma da legislação local e cujo funcionamento tenha sido autorizado pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, onde esta autorização é publicada em Diário Oficial Estadual, e se candidatar para a renovação.


Texto Enviado pela aluna: Rita de Cássia.

56 comentários:

  1. OLÁ SOU PAULO E QUERIA SABE COMO FASSO PARA FASER O CURSO DE MOPP MAIS NÃO POSSO PORQUE FALTA DE TEMPO COMO FASSO PRA ADIQUERIR O CERTIFICADO ME RESPONDE POR ESSE E- MAIL:PEDROPAULOJS_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou de Guarulhos, esse curso tb pode ser feito em auto escola?

    ResponderExcluir
  3. OLÁ SOU PAULO SERGIO E QUERIA SABE COMO FAÇO PARA FASER O CURSO DE MOPP MAIS NÃO POSSO PORQUE FALTA DE TEMPO COMO FAÇO PRA ADIQUERIR O CERTIFICADO ME RESPONDE POR ESSE E- MAIL:pspistoria@hotmail.com OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. ola gostaria de saber como faço parsa adequirir um curço do mop pois estou com 20 ponto na carteira teria como facilitar u mopp e trasporte coletivo favor entrar em cotato pelo mail;joaopablo_@hotmail.com msn ou joao_nho23@hotmail.com obrigado?

    ResponderExcluir
  5. bom dia estou precisando urgente do cureo do mopp como que eu faso mim responde por favor? maxwelnunes79@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprenda a escrever é o primeiro passo

      Excluir
    2. Muitos motoristas não tem alfabetização completa, conseguiram pq na época não exigiam ensino completo. Tenho como exemplo o meu pai ! Pessoas como você são desprezíveis, lixo !

      Excluir
  6. Ola estou precisando muito do moop mas estou com 17 pontos na cnh teria como faclilitar alguma pra mim, aguardo uma resposta com urgencia.
    email alessandro_beline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OLA, BOM DIA...
    MEU NOME É PAULO ROBERTO, GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO FAZER O CURSO MOPP, POIS ESTOU INTERESSADO E SÓ TENHO SÁBADO E DOMINGO DISPONÍVEIS. RESPOASTA PARA MEU EMAIL
    bernardosilvarj@hoytmail.com
    NO AGUARDO, AGRADEÇO ATENCIOSAMENTE.
    PAULO ROBERTO BERNARDO DA SILVA.

    ResponderExcluir
  8. não fiz o curso, como faço? moro no recife e preciso muito, só que estou desenpregado, e prefiro um curso não pago.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Gostaria de Obetr informaçôes sobre o curso mopp do Senai valor e horário por favor

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

    Em breve iniciarei uma nova atividade que é transporte de produtos laboratoriais como sangue, urina e outros. Nesse caso, sou obrigado a fazer o curso de MOPP?
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  11. Ola estou precisando fazer o curso mopp ,mas não estou com tempo disponivel,poderia me informar o valor e a duração,moro em guarei e a cidade mais proxima é itapetininga,obrigada.

    ResponderExcluir
  12. ola gostaria de saber o valor do cursso mopp

    ResponderExcluir
  13. cesarsantos-2006@oi.com.brquarta-feira, julho 21, 2010

    Olá quero fazer resolução 168 e o mopp como fazer contato e o valor o mas rápido obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Moro em recife e estou precisando da certificação como faço para obter a distancia?

    no aguardo.

    JANAINABEATRZ@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  15. Queria saber o custo do curso mopp, se tem idade estipulada para esse curso, e quanto tempo levo para fazer o curso??/

    desde já fico grato.

    gabriel_mda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. olá trabalho na supergasbras em uma saveiro e carrego 10 botijões de cada vez eu preciso fazer o curso do mopp???
    ka-digo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. qual o valor do curso mopp feito pelo senai

    ResponderExcluir
  18. como faço pra conseguir o curso do mopp. preciso rapido e nao tenho tempo lucia.valin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Vão estudar português primeiro, bando de analfabetos, como é que querem conseguir o curso se não sabem nem escrever FAÇO , NÃO É Sr.PEDROPAULOJS,e o curso não se compra sem efetiva participação nas aulas,chega de jeitinho brasileiro, depois nossas famílias é que sofrem as consequências nas estradas.
    Acordem!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, me chamo Danilson e gostaria de saber se só pode fazer o curso mopp só que é habilitado, sendo que pessoas que não são podem estar execultando uma função que precisará estar ciente e treinado quanto a movimentação de produtos perigos?
    Aguardo resposta.

    danilsonbatista@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. quais o procedimento para fazer o curso do mopp pode ter o nome no serasa preciso muito desse curso porque a firma esta pedindo por favor me respondam...

    ResponderExcluir
  22. o que precisa para fazer o curso do mopp.e quais os documentos necessario para fazer.pois ja faz mais de 10 anos que sou habilitado e tenho cnh categoria d.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faco o curso do mopp.quais o documento que precisa...

      Excluir
    2. Boa tarde amigo o curso do mopp para ser realizado a pessoa tem que possuir a carteira de habilitação na categoria D, o curso pode ser atraves do SENAI pelo telefone 081 . 3202 5551, recife;PE.

      Excluir
  23. estou com a cnh provisoria eu posso fazer o curso moop sem problemas? alexandre de sao paulo zona les vargvirknes.supremenordic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. estou com a cnh provisoria eu posso fazer o curso moop sem problemas? alexandre de sao paulo zona les vargvirknes.supremenordic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. O Detran aceita curso moop on line me responda pelo e mail dario25sol@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ola sou Andreia, gostaria de sabert se existe alguma unidade que de o curso MOPP presencial em 3 dias corridos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for o que a tua mãe ministra sua jumenta,apressada.

      Excluir
  27. Ola sou Andreia, gostaria de saber de tem alguma unidade que de o curso MOPP presencial em 3 dias corridos? misaelzinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. eu sou mario junio gostaria de saber sobre o curso mopp




    ResponderExcluir
  29. curso do mopp online é aceito pelo detran? favor responder no email max_tchuco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. ola estou precisando do curso mopp com urgencia alguem sabe como consigo almeidatubarao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. alguem saberia me dizer se o curso MOOP, se fazendo online da pra por na CNH?

    ResponderExcluir
  32. E se ele é valido em todo o território nacional?

    ResponderExcluir
  33. QUANTO QUE FICA PRA FAZER ESSE CURSO

    ResponderExcluir
  34. Com 19 anos e a categoria c eu posso fazer i curso mopp

    ResponderExcluir
  35. Pessoal, curso mopp somente pode fazer quem tiver CNh caterogias D e E. Só pode fazer no SEST/SENAT e tem duração de 4 finais de semana. Não existe curso MOPP online. Quem trabalha como motorista pode apresentar a CTPS que paga somente o valor da apostila, que hj é de R$ 50,00.

    ResponderExcluir
  36. Pessoal, curso mopp somente pode fazer quem tiver CNh caterogias D e E. Só pode fazer no SEST/SENAT e tem duração de 4 finais de semana. Não existe curso MOPP online. Quem trabalha como motorista pode apresentar a CTPS que paga somente o valor da apostila, que hj é de R$ 50,00.

    ResponderExcluir
  37. preciso fazer o curso mopp,quais os documentos nescessarios e qual o valor do curso no sest/senat de taguatiga df.

    ResponderExcluir
  38. Persiso do curso mopp so que não tenho tempo de ir ao sest senat onde consigo pra por na cnh?

    ResponderExcluir
  39. boa tarde, alguem sabe me responder se no senai de guarulhos tem vagas para o curso mopp
    obrigado

    ResponderExcluir
  40. estou com 17 pontos na CNH e preciso renovar o mopp e de passageiros a algum impedimento sobre isso

    ResponderExcluir
  41. disponibilizo curso do mopp coletivo escolar cargas indivisíveis e transporte d emergências interessado entrar em contato no zap 45 99388248 cidade de Toledo Parana tratar com severo
    também temos renovação de cursos

    ResponderExcluir
  42. Olá! Gostaria de saber se com uma pontuação grave e mais 3 médias, consigo fazer o curso Mopp...Grato

    ResponderExcluir
  43. OLA BOA TARDE GOSTARIA SABER ONDE FAZ ESTE CURSO DA MOPP,POIS ESTOU COM UM FUNCIONARIO QUER FAZER ESTE CURSO

    ResponderExcluir

Olá Seja bem vindo a nossa casa - "Sinta-se em casa"