quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

INSTITUTO AKATU PELO CONSUMO CONSCIENTE. O QUE ELES FAZEM?




Neste mosaico de atividades de comunicação e educação, demonstrado na figura acima o instituto Akatu pretende fazer com que cada ato de consumo se transforme em uma semente para a construção de um mundo melhor.




O trabalho do Instituto é focado na mudança de comportamento do consumidor. Para isso, o Akatu desenvolve ações em duas frentes de atuação para sensibilizar e mobilizar os indivíduos para que se tornem consumidores conscientes: a comunicação e a educação.
O trabalho de comunicação é realizado por meio da Internet, de empresas disseminadoras, da publicidade e da mídia, no sentido de divulgar o conceito e as práticas do consumo consciente. A mídia é uma das grandes aliadas na difusão do consumo consciente. Por isso, o Akatu busca continuamente estreitar os laços e estabelecer parcerias com os meios de comunicação para que usem sua credibilidade para informar, educar e despertar a consciência dos indivíduos, a partir de entrevistas, artigos e reportagens sobre o consumo consciente.
Além do espaço editorial, o Akatu divulga sua causa por meio da publicidade, com o objetivo de atingir os consumidores em larga escala e com mensagens mobilizadoras. Isso é feito pela divulgação de campanhas veiculadas na mídia impressa e eletrônica.
O Akatu também atinge o público com a ajuda do trabalho de empresas que atuam como parceiras do Akatu na divulgação do consumo consciente entre seus funcionários, fornecedores e clientes.
Além da comunicação, o Akatu desenvolve projetos de educação junto a comunidades, funcionários de empresas e instituições de ensino e do terceiro setor. Este trabalho é realizado por meio de palestras de sensibilização e da capacitação de formadores de opinião para serem multiplicadores da causa. O Akatu também realiza a sistematização dos conteúdos, materiais, metodologias e processos já utilizados para que a experiência adquirida em projetos possa ser reaplicada em larga escala.
Todo esse processo de comunicação e educação utilizada como base uma metodologia chamada “pedagogias de mobilização”, que foi desenvolvida pelo próprio Akatu.
Para dar subsídio a todas as atividades do Instituto, sejam de comunicação ou educação, a base de conceitos, pedagogias, metodologias, pesquisas, jogos e dinâmicas é constantemente ampliada, buscando, dessa forma, apropriar e melhorar continuamente o conhecimento adquirido.
As atividades do Akatu são realizadas conforme a lógica da figura abaixo, onde, a partir de uma base conceitual – que inclui conteúdos, pedagogias, pesquisas, jogos, dinâmicas, metodologias – o Akatu trabalha pela causa do consumo consciente em seis eixos de atuação: (1) site e centro de referência, (2) empresas disseminadoras, (3) publicidade, (4) meio de comunicação, (5) comunidades em geral e (6) Instituições Educacionais.



ESSE TEXTO FOI ENVIADO PELA ALUNA: Adelice Costa - (Binha)

O link que dá acesso ao site está na lista de sites do blog (ao lado).

2 comentários:

  1. Pôxa, essa galera tá botando pra quebrar!! Só estão postando artigos massa!! Parabéns.

    Lucas B.B.

    ResponderExcluir
  2. Perceber o meio ambiente é uma questão de conscientização, agora vejo como seria importante varios "Lucas" espalhado por esse mundo. Iria ter um Efeito... sem comentário, é tudo relamente uma viagem... rsrsrsr

    ResponderExcluir

Olá Seja bem vindo a nossa casa - "Sinta-se em casa"