terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Poluição do manguezal e do Rio Joanes.


Onde será que vai chegar esta situação que já se pode chamar de descaso isso mesmo, estado de real abandono. Permanece no absurdo as condições da Praia de Buraquinho. Ainda que esteja claro o desafeto da população, parece restar mais indignação, revolta e tristeza.

Para aqueles novos moradores ou freqüentadores da praia, é somente o mesmo descaso e desrespeito cometido por muitos à natureza antes exuberante. Mas pra mim, q sou um antigo morador (13 anos) e pessoas que dependem da pesca pra sustentar a família (pescadores); nós que conhecemos algum dia o melhor de Buraquinho, só nos resta muita tristeza e indignação.

A falta de lixeiras na orla e nas barracas, fato principal da minha incitação, poluir nosso meio ambiente; estraga a imagem da praia e pior que isso, prejudica a muitos moradores e inviabiliza a pesca; a poluição mata nossos peixes, envenena nosso oceano, além de disseminar diversas doenças, e ainda tem pessoas que colocam diversos despachos contribuindo com a poluição.

Ironia tantas imposições e leis com artigos que são descumpridas pelas autoridades. Infelizmente, a situação está extremamente séria. Contando é até difícil acreditar, mas é raro enxergar uma lixeira posta pela prefeitura e ou barracas nas praias e vias de acesso, pelo simples fato que, está se tornando inexistente. Há uma distância inacreditável de uma lixeira para outra. Poucas que ainda se vêem, encontra-se desta forma que podemos ver nas imagens aqui editada.

Não está havendo colaboração dos órgãos públicos responsáveis, como também dos que muito ajudam a piorar está tragédia: os barraqueiros muitos despreocupados, inconscientes de sua obrigação (dever) como ser humano e cidadão.

Vamos nos conscientizar de que a natureza deve ser preservada, para o bem estar de nós que dependemos dela pra sobreviver. Peço a autoridades que façam uma campanha de conscientização dos freqüentadores e que coloquem lixeiras com acesso mais amplo. Lembre-se à praia é a melhor opção de lazer que temos em nossa região. Sou surfista e protetor da natureza, pratiquem boas ações.


Raiane e Vinícius Duplat.
Loteamento Miragem.



Esse texto foi enviado pelo aluno: Vinícius Duplat.

2 comentários:

  1. Muito bem colocada as suas palavras, eu concordo com seu ponto de vista e acho que já esta mais do que na hora da prefeitura tomar providências necessárias e cabíveis para melhor a praia de buraquinho, que e um patrimônio de laser e de sustento familiar por muitas famílias que depende da pesca, não tenho certeza se esses peixes já estão sofrendo com esse desrespeito intolerável e inconsequente nessa região , mas de uma coisa eu tenho certeza, se medidas corretivas não forem tomadas esta situação ira se agravar.
    Parabéns pelo texto muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, realmente devemos nos sencibilizar com o que acontece ao meio ambiente e as autoridades as quais escolhemos para nos representar( que irronia), pouco ou nada fazem para amenizar os danos causados pelo homem.

    ResponderExcluir

Olá Seja bem vindo a nossa casa - "Sinta-se em casa"